Excel e Python – Flexibilidade e Potência
- Leandro Santos
- 3 de dez.
- 1 min de leitura
Certa vez eu ouvi de um colaborador que o Excel era “um mal necessário nas empresas”. Ao perguntar o porque de tal afirmação ele disse que, infelizmente, muitas pessoas relutam em executar suas análises em sistemas dedicados e preferem usar o Excel - até mesmo porque o Excel é uma ferramenta muito versátil.
Naquele momento o Excel ainda oferecia poucas ferramentas para análise de dados, se não me engano a opção “Data Analysis” e o Add-in do Solver.
Você certamente já ouviu a frase: “Ainda fazendo isso no Excel?” ou mesmo, “Você tem uma Ferrari na mão (referindo-se, por exemplo, a um sistema APS – Advanced Planning and Scheduling) mas utiliza um Fusca (referindo-se ao Excel)”.
Mas atualmente, podemos dizer que o Excel é tão limitado assim? Após a parceria da Microsoft com a Anaconda (uma distribuidora open-source do Python) em 2023 podemos afirmar que NÃO. Otimização de rotas (funcionalidade central de um TMS) ou estimativas de demanda e otimização de recursos (funcionalidades centrais de um APS) são facilmente executadas agora em Excel.
No vídeo abaixo eu mostro o passo a passo para a criação de uma ferramenta simples para predição de demanda (utilizando o modelo SARIMA) e de um otimizador de rotas baseado no problema de roteamento de veículos (VRP).
Os scripts em Python e Jupyter são públicos e estão disponíveis no meu Github:

Comentários