top of page

Excel e Python – Flexibilidade e Potência

  • Leandro Santos
  • 3 de dez.
  • 1 min de leitura

Certa vez eu ouvi de um colaborador que o Excel era  “um mal necessário nas empresas”. Ao perguntar o porque de tal afirmação ele disse que, infelizmente, muitas pessoas relutam em executar suas análises em sistemas dedicados e preferem usar o Excel - até mesmo porque o Excel é uma ferramenta muito versátil.


Naquele momento o Excel ainda oferecia poucas ferramentas para análise de dados, se não me engano a opção “Data Analysis” e o Add-in do Solver.


Você certamente já ouviu a frase: “Ainda fazendo isso no Excel?”  ou mesmo, “Você tem uma Ferrari na mão (referindo-se, por exemplo, a um sistema APS – Advanced Planning and Scheduling) mas utiliza um Fusca (referindo-se ao Excel)”.


Mas atualmente, podemos dizer que o Excel é tão limitado assim? Após a parceria da Microsoft com a Anaconda (uma distribuidora open-source do Python) em 2023 podemos afirmar que NÃO. Otimização de rotas (funcionalidade central de um TMS) ou estimativas de demanda e otimização de recursos (funcionalidades centrais de um APS) são facilmente executadas agora em Excel.


No vídeo abaixo eu mostro o passo a passo para a criação de uma ferramenta simples para predição de demanda (utilizando o modelo SARIMA) e de um otimizador de rotas baseado no problema de roteamento de veículos (VRP).


Os scripts em Python e Jupyter são públicos e estão disponíveis no meu Github:



Posts recentes

Ver tudo
A revolução silenciosa dos Agentes de IA

Você provavelmente já ouviu falar de agentes de IA, correto? Se esse termo lhe parece estranho, talvez você já tenha interagido com esses sistemas na sua forma mais simples: chatbots. Porém, o conceit

 
 
 
O paradoxo de Simpson

Considere a seguinte situação: Imagine uma empresa planejando lançar uma nova versão de seu produto. Ela deve escolher entre dois sabores: picante ou suave. Para tomar uma decisão informada, a empresa

 
 
 
Por trás do mecanismo

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) se tornou um tópico relevante nas redes sociais brasileiras. De acordo com a pesquisa liderada por Getúlio Vargas no Brasil, intitulada “Imaginários so

 
 
 

Comentários


bottom of page