top of page

Análise da demanda intermitente

  • Leandro Santos
  • 22 de out.
  • 1 min de leitura

A demanda intermitente é frequentemente marcada por muitos períodos com demanda zero e períodos ocasionais com demanda diferente de zero, tornando-se um desafio para planejadores de demanda.


Neste artigo, examino o desempenho de quatro modelos de aprendizado de máquina — LSTM/RNN, SARIMA, XGBoost e Croston — para estimar a demanda intermitente.


Para avaliar esses modelos, conduzi 40 rodadas de simulações de séries temporais usando dois padrões:


  • 20 séries baseadas em uma distribuição lognormal (apresentando vários zeros e valores de baixa demanda com uma cauda direita de alta dispersão) e


  • 20 séries seguindo uma distribuição de Poisson inflada de zeros (um número muito grande de zeros combinados com uma distribuição de Poisson com um lambda baixo).


Os resultados apontam que a análise do coeficiente de variação (CoV) da série é fator determinante para a escolha da estratégia de planejamento (MTS / MTO).


O artigo “Algoritmos de aprendizado de máquina para demanda intermitente”, pode ser acessado e baixado gratuitamente da Academia:


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Lotes econômicos

A fórmula para o cálculo do lote econômico é amplamente reconhecida entre os profissionais de supply chain. Apesar de algumas críticas na literatura, como a questão da não linearidade no consumo dos e

 
 
 
A revolução silenciosa dos Agentes de IA

Você provavelmente já ouviu falar de agentes de IA, correto? Se esse termo lhe parece estranho, talvez você já tenha interagido com esses sistemas na sua forma mais simples: chatbots. Porém, o conceit

 
 
 

Comentários


bottom of page